Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

CONTAS DO RECADO.

UM SMARTWATCH 

Sorriu e aceitou a minha prioridade, na passagem de peões. Para o velho que sou, é ouro uma simpatia destas. E vinda de um jovem desconhecido...

Que logo encostou o carro e chamou:

-Senhor! Senhor!

Ia apressado, para a calista. Peço desculpa, Fábia, era mesmo podóloga que eu queria dizer….

Quando um indivíduo deixa de ser capaz de domar as unhas dos pés...Ai! Ai!

O jovem continuava a sorrir. Repetia um sorriso de quem?

- O senhor está igual. Mais uns cabelos brancos ...  Na mesma!  Há anos que não  o via .

Embora  atrasado e sempre na defesa, quanto a este tipo de encontros, prestei-lhe mais atenção .

Não, nunca tinha estado com aquele jovem!

Consciente de  que um sorriso pode não ser uma ponte 

-Sou o Ricardo!

Ricardo?... Só me ocorreu  o Agua-Ruça. Que não era para ali chamado.

-Então o Ricardo conhece-me do... Centro de Saúde, não é?

Anzol mordido. Deixa ver o que isto vai dar. Ó Fábia não se ria, . escute o resto, se faz favor.

Pois era mesmo do Centro de Saúde. Quem havia de dizer?! Com mais uma palavra e o Ricardo confirmava:

- Exatamente! Centro de Saúde da Amadora. Lembra-se do meu pai... O Vítor Pereira? Toda a gente o tratava por Vitimho. Era segurança.

Dois trampolineiros à compita, pensei.

Do pai?... Bem, tinha  uma vaga ideia. Não nos podemos lembrar de tudo.E como é que esta conversa vai acabar?

A vida dá voltas. 

O  pai Pereira reformou-se. Pensão de miséria. O filho foi para a Suíça ,  que isto por aqui não dava.

-Saiu-se bem Ricardo?

Que sim. Estava agora de férias. Vinha ajudar o pai.

Daí a uns dias inaugurariam uma ourivesaria no Cacém. Mesmo ao lado dos Correios. Tinha facilidades em colocar ali relógios de boas marcas 

- E o senhor está desde já convidado. Aqui tem...

- Relógios, Ricardo?! Que boa ideia! Só que. no próximo sábado, estou ocupado. 

E desejei que o negócio fosse próspero.

Fiz o gesto de me despedir. Estavam à minha espera.

Que antes, ele , Ricardo , certo de que o pai apoiava a decisão,  me oferecia um brinde de promoção da Loja.

-Aqui tem, abra. Vai gostar. Tem netos? Quatro?!...

Aí, entristeceu. Brindes para todos não prometia...

Abri a caixa, a peça em nada me atraía . E agora ?

- Isto não é um relógio, é um smartwatch 

--Claro, Ricardo!!! Daqueles que até têm escova de dentes....

O sorriso ficou amarelo. Eu exagerava. Mas tinha medidor de tensão, muito importante na minha idade...Tinha podómetro...

Ponto final  Estava na altura de eu  sair de cena:

-Ai não, amigo! Pegue o seu relógio que tenho a podóloga à minha espera.


Consegui chegar a horas, sem o smartwatch suíço.

Trago -lhe uma história fresquinha, Fábia !


(Continua)


.





Sem comentários:

Enviar um comentário